EVANGELISMO E DISCIPULADO DENTRO DE UMA NAÇÃO

 

A Grande Comissão de Jesus envolve a evangelização de todas as nações de forma simultânea como já vimos anteriormente, isso significa que a igreja de Jesus que cumpre a missão que o Senhor determinou, ou seja, uma igreja “Missional“, deve possuir dois projetos simultâneos a saber: a evangelização da sua própria cidade ou região conhecida como “Missão Local ou Urbana“, e a evangelização de outras regiões ou cidades ou até mesmo de outros países denominada “Missão Transcultural“.

Na Missão Local ou Urbana, o evangelismo e o discipulado são realizados na própria cidade ou região em que a igreja está estabelecida, ou seja, o evangelismo e o discipulado são os desdobramentos dos trabalhos da Missão Urbana da igreja local.

Logo, o Evangelismo e o Discipulado são os dois braços da Missão Local, ou seja, se a Missão Urbana fosse um pássaro, uma asa desse pássaro seria o evangelismo e a outra asa seria o discipulado.

Assim, a igreja local, para cumprir o Ide da Grande Comissão, no que tange a missão local, deverá pregar e discipular, ou seja, discipular e ensinar como enfatizado nas escrituras.

Ainda hoje vemos muitas igrejas com um entendimento parcial da Grande Comissão, ou seja, não entenderam que a a Grande Comissão exige a evangelização local e das nações simultaneamente. já outras igrejas não entenderam que o Ide de Jesus não é só para pregar o evangelho, mas é necessário fazer discípulos, ensinar, e isso é muito mais que apenas pregar o evangelho, virar as costas e achar que a obrigação foi cumprida.

 Logo, o “Ide” de Jesus contém evangelizar, pregar, proclamar, anunciar as boas novas, mas porém, o mesmo “Ide” contém o fazer discípulos ensinando todas as coisas que Jesus ensinou.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai,
e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as
coisas que eu vos tenho mandado
(Mateus 28:19,20)

Quando a igreja não tem o entendimento completo do “ide” de Jesus dentro de uma nação que envolve tanto o evangelismo quanto o discipulado, essa igreja terá uma miopia missionária, ou seja, uma deformação de sua visão evangelizadora e em consequência disso, os resultados dos trabalhos evangelísticos estarão todos prejudicados.

Temos visto ao longo dos anos um grande problema nos resultados de nossas ações de evangelismo. Existem estatísticas terríveis que mostram que de 10 pessoas que ganhamos para Jesus, 1 ou 2 permanecem. Já outros falam que as Assembleias de Deus são bons obstetras e péssimos pediatras. Enfim, esse problema de consolidação das almas para Cristo está justamente na falta do acolhimento e do acompanhamento do discipulado.

Portanto, a igreja precisa entender que a sua Missão local do Ide de Jesus só pode ser cumprida através do Evangelismo e do Discipulado nos moldes da Grande Comissão.

 

Quero saber mais sobre diferenças entre a Pregação e o Ensino!

______________________________________________________

Ev Ronaldo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *